Atividade: Grande e Pequeno
ANO: Pré-escola
DURAÇÃO: 30 a 40 minutos
OBJETIVOS: Através desse Plano de aula, os alunos poderão comparar objetos ou coisas e descrever seus tamanhos.
MATERIAL NECESSÁRIO: Lápis; Giz de cera; Pedaço de papel de tamanhos variados (grandes e pequenos); Pedaços de elástico; Miçangas grandes e pequenas.
INTRODUÇÃO: Coloque um par de sapatos que fiquem realmente grandes demais para você e forme um círculo ao redor com as crianças. Diga a elas que você está tendo problemas em usar os sapatos porque eles continuam saindo do pé. Questione se elas sabem o problema que causa isso. Quando um aluno falar “É porque eles são grandes demais”, peça que ele empreste o seus sapatos. Em seguida, pergunte porque o sapato do colega não entra no seu pé. Assim que os alunos responderem “porque ele é muito pequeno”, elogie os pequenos e diga que eles estão certos.
DESENVOLVIMENTO: Peça que cada criança diga algo que considere grande e algo que considere pequeno. Então diga-lhes que o grande e pequeno se refere ao tamanho das coisas. Explique que a aula de hoje será sobre grande e pequeno. No pedaço de papel grande, peça que as crianças desenhe coisas grandes (elefante, casa, carro, etc.). No papel pequeno, peça aos alunos que desenhem coisas pequenas (borracha, arroz, alfinete, etc.). Em seguida, peça para fazerem braceletes ou colares intercalando as miçangas grandes e pequenas.
FECHAMENTO: Depois de concluída as atividades, reúna as crianças. Pergunte o que aprenderam sobre grande e pequeno. Termine com uma pergunta simples e divertida: “Como você acha que é ser uma formiga em um mundo tão grande?”.
AVALIAÇÃO: Avalie os desenhos grandes e pequenos desenhados no papel, bem como a pulseira.
Conteúdos Relacionados: Plano de aula sobre Água Plano de aula sobre o ciclo das borboletas
Comentários
Postar um comentário